CEARÁ, TERRA DA LUZ!

Conhecido mundialmente por suas belas praias, os atrativos do Ceará vão muito além do litoral. Fortaleza, Cumbuco, Morro Branco, Canoa Quebrada e Jericoacoara se juntam às belezas das serras e do sertão; ganham vida com o seu povo, bem-humorado e de extrema diversidade cultural, originária dos povos indígenas, europeus e afrodescendentes; s e materializam no comércio pulsante, fruto do pioneirismo intrínseco de uma gente lutadora, com extensos centros comerciais e feiras de artesanias.

 

Conheça mais sobre o Ceará:

Clima

Localização privilegiada: a dois graus abaixo da linha do Equador. Aqui, o sol brilha 2.800 horas por ano. Juntando com os ventos fortes e a topologia, o Ceará se tornou referência no turismo de praias e de esportes radicais. Seja no mar, lagoas, no ar; seja nas praias, serras ou sertão, milhares de pessoas aproveitam sua estadia para apreciar as belezas naturais e, porque não, se aventurar um pouco?

Infraestrutura para eventos

O Centro de Eventos do Ceará (CEC) é o mais moderno do espaço do gênero na América Latina e o segundo maior do Brasil em área útil, com 176 mil m² de área total, com capacidade para mais de 30 mil pessoas.

Gastronomia

O Ceará tem comidas para todos os gostos. No Litoral, os frutos do mar se destacam, sempre frescos e variados. Nas serras e no sertão, as carnes cozidas e assadas ganham força, entre elas, opções mais inusitadas como o carneiro, buchada e a panelada. De fato, há opções para todos os paladares. Quem gosta de experimentar, pode provar da tapioca, baião de dois, paçoca com carne de sol e das variadas opções de moqueca. Mas também há muitas opções também de comida contemporânea, oriental e vegetariana.

Artesanias

A diversidade cultural pode ser sentida através dos mais variados tipos de artesanias produzidas no Ceará. Desde de o crochê, madeira, cerâmica, bordados, labirinto, vime, palha, bambu e tricô, até chegar na renda, passeamos por muitas regiões e comunidades do Estado. As pedras semipreciosas também são exploradas, transformadas em joias criativas, sobretudo em Quixadá e Quixeramobim. Em Juazeiro do Norte, além da religiosidade, pode-se acompanhar o ofício dos artesãos que confeccionam peças em madeira e objetos de decoração e utensílios para casa. Em Beberibe, as areias coloridas são utilizadas na produção de garrafas com paisagens pelos artesãos locais. Tudo isso migra para Fortaleza, ficando acessível para os visitantes das feiras e centros comerciais.

Belezas Naturais

Com 573 quilômetros de costa, são mais de 70 exuberantes praias que formam a Costa do Sol. Mas nem só de praias se destaca o Ceará. Na região serrana, o Maciço de Baturité conta com cachoeiras, muita área verde, restaurantes deliciosos e trilhas para observação de pássaros, orquídeas e outras belezas naturais. Para quem gosta de natureza, o Parque Nacional de Ubajara uma das opções, situada na Região da Ibiapaba. Além disso, o Sertão Central tem o Vale Monumental; e a região do Cariri, trilhas organizadas na Floresta Nacional do Araripe. Fortaleza não fica de fora, tendo o Parque do Cocó.

Comércio

O comércio no Ceará é responsável por 74% do Produto Interno Bruto (PIB). Esse dado mostra como o empreendedorismo está presente no sangue do cearense. Em cada esquina, é fácil encontrar um pequeno comércio, seja uma bodega, um armarinho ou grandes redes de lojas e shoppings centers.

GALERIA
Fotos
Foto 1
Foto 2
Foto 3
Foto 4
Foto 5
Foto 6
Foto 7