Conheça Fortaleza: a cidade do 35º CNSE

Um dos destinos mais procurados do Brasil, a capital do Ceará  reúne belezas e histórias para todos os gostos

Além de trocar ideias e experiências sobre o comércio de bens, serviços e turismo, os participantes do 35º CNSE terão a chance de aproveitar uma cidade que une belezas naturais e economia crescente. Muito conhecida pelo belo e extenso litoral, Fortaleza tem também um importante papel no cenário econômico nacional. A capital cearense tem a quinta maior população do País e compõe uma região metropolitana formada por 19 municípios, com uma área total de 7.440,053 km². De acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade tem um PIB de R$ 60,1 bilhões (referente a 2016), figurando na 10ª posição entre os maiores PIBs municipais do Brasil e o segundo do Nordeste.

O comércio é a principal atividade econômica do município, e o setor de serviços corresponde a 82,07% do PIB, segundo dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) de 2017. Parte expressiva desse resultado também vem do turismo, que sempre foi muito forte no Ceará e vem crescendo significativamente nos últimos anos. Somente em julho de 2018, o fluxo internacional no Aeroporto Pinto Martins, principal da cidade, cresceu 60% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Fortaleza tem um conjunto diversificado de atrações, com programas tanto para quem procura tranquilidade quanto para aqueles que gostam de agitação. A capital cearense e as cidades vizinhas têm praias que são ponto de encontro dos mais divertidos, como a Praia de Iracema, com repleta de bares, restaurantes e casas de shows, e também aquelas que são conhecidas como local de descanso e calmaria, como a praia do Morro Branco. Distante 300 km de Fortaleza, está Jericoacoara, considerada uma das 10 praias mais bonitas do mundo.

Além do litoral, atrações culturais também conquistam turistas e moradores. Os shows de humor, que acontecem quase todos os dias da semana, são marca conhecida da cultura cearense. No Centro, locais históricos ainda guardam características da Belle Époque. A Catedral Metropolitana e o Theatro José de Alencar, com mais de 100 anos de história, são paradas obrigatórias para quem visita o bairro. O Mercado Central é um reduto para encontrar peças do rico artesanato cearense, além de diversas itens da culinária local.

Esses e tantos outros atrativos fazem de Fortaleza uma das cidades mais visitadas no Brasil, e de seus habitantes um povo conhecido pela hospitalidade e alegria. É esse lugar acolhedor que receberá os participantes do 35º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais, que acontece entre os dias 15 e 17 de maio.