Dicas: lugares imperdíveis em Fortaleza

Além das belas praias, a capital cearense tem muitos lugares que merecem uma visita.

Casa do 35º CNSE, Fortaleza tem muitos encantos, e vale a pena aproveitar a vinda ao congresso para conhecer ou rever pontos turísticos da capital e das cidades vizinhas. Com tantas opções, difícil é escolher o que visitar. Para facilitar a vida de quem está planejando a viagem, trazemos uma lista com alguns dos principais lugares para conhecer em Fortaleza.

Passeio público: datada de 1864, esta é a praça mais antiga de Fortaleza. Oficialmente chamado de Praça dos Mártires, o local é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e oferece tanto uma bela vista do mar quanto programação cultural, com apresentações musicais aos fins de semana.

Beira-mar: um dos cartões postais mais conhecidos de Fortaleza, a avenida Beira-mar reúne uma série de pontos turísticos da orla marítima, além de diversas opções de restaurantes e barracas de praia. Entre as atrações distribuídas ao longo na avenida estão a famosa estátua da índia Iracema, personagem de José de Alencar, o aterro da Praia de Iracema, que recebe constantemente atividade de lazer e o Jardim Japonês. A avenida ainda é palco de uma grande feira de artesanato com diversas amostras das artes manuais típicas do Ceará.

Centro Cultural Dragão do Mar: entre os principais centros culturais brasileiros, este é um equipamento com mais de 14,5 mil metros de área e uma missão de promover a arte a cultura no Ceará. O centro abriga diversos museus, espaços para shows, cinema e um planetário, além de áreas abertas que convidam a um passeio.

Theatro José de Alencar: mais que um espaço para apresentações artísticas, esse é um monumento importante na história cearense. O teatro foi inaugurado em 1910 e mantem uma arquitetura marcante, com sua famosa fachada interna em estilo “art noveau” e um jardim projetado por Burle Marx, além de muitos outros detalhes que tornam cada canto do prédio especial. O teatro é situado no centro da cidade e tem uma programação cultural diversificada.

Artesanato: um dos aspectos mais famosos da cultura cearense são as diversas artes que compõem o artesanato local. Peças em couro, barro, palha, madeira, renda e areia colorida são algumas das mais notáveis. Essas criações podem ser adquiridas e apreciadas em diversos cantos de Fortaleza, mas dois dos lugares que são referência no assunto são o Mercado Central e o Centro de Turismo do Ceará (Emcetur).

Praias: não dá para falar de fortaleza sem falar das lindas praias que banham a cidade e os arredores. As opções agradam tanto quem procura sossego quanto aqueles que gostam da agitação.  Localizada na parte leste da Capital, a Praia do Futuro é a mais frequentada da cidade e oferece uma boa estrutura, com diversas barracas para os banhistas. Mais distante, também existem boas opções, como Canoa Quebrada, Flecheiras, Morro Branco e a paradisíaca Jericoacoara, considerada uma das praias mais bonitas do mundo.

História: Embora a história de Fortaleza esteja contada também em inúmeros prédios espalhados pela capital cearense, aqueles que desejam saber mais sobre os quase 300 anos da cidade podem visitar o Museu do Ceará, que reúne cerca de 13 mil peças sobre diversos períodos históricos do estado, incluindo material sobre a cultura indígena, o cangaço e a escravidão. Além desse, a cidade e a região metropolitana contam com diversos acervos, como o Museu da Fotografia, o Museu de Arte da UFC, a Casa de José de Alencar, o Museu da Cachaça e a Senzala do Negro Liberto, que conta a história do Ceará como primeiro estado brasileiro a abolir a escravidão, quatro anos antes da Lei Áurea.